quinta-feira, 11 de julho de 2013

Um novo mundo!

O mundo está passando por uma transformação enorme, gigante! E só quem está com ao menos um olho aberto está percebendo…
Para ilustrar bem essa ideia, vou postar aqui parte de um livro da Leila Navarro:
“Uma das visões mais interessantes e debatidas sobre o processo contínuo de mudança a que é submetida a Humanidade é a do escritor e jornalista norte-americano Alvin Tofler, que há décadas estuda a comunidade globalizada do planeta Terra e traça possibilidades futuras. Tofler vê a nossa evolução não a partir de pontos de mutação, mas de ondas de mudança que colidem e se sobrepõem, em âmbito planetário.
Segundo Toffler, a primeira dessas ondas foi desencadeada há 10 mil anos, com o início de práticas agrícolas…
Essa onda demorou milhares de anos para acabar. Na verdade, ainda não tinha se exaurido quando teve início, no século XVIII, a segunda onda, a da industrialização, sobreposta, a partir da metade do século XX, pela terceira onda, identificada com o avança tecnológico. Essa sobreposição ocorre porque a absorção das mudanças dessas ondas não é uniforme nem acontece na mesma velocidade – alguns países, por exemplo, ainda estão dando os primeiros passos no processo de industrialização; outros pulam da primeira para a terceira onda, como é o caso da Índia.
Toffler acredita que a diferença na velocidade de absorção, bem como a dificuldade de alguns grupos para aceitar as mudanças propostas, justifica muitos dos conflitos políticos e sociais da história, incluindo os atuais…
A imagem de ondas de mudança têm sido utilizado para explicar o desenvolvimento da Humanidade também por outros autores, entre eles Paul Kordis. Ele apontou um fato interessante: está diminuindo o espaço de tempo entre o pico de uma onda e o início da onda seguinte – enquanto a primeira e a segunda foram separadas por milhares de anos, a terceira ocorreu cerca de dois séculos depois da segunda e já podemos pressentir a chegada de uma quarta, quinta… Mas nem poderia ser diferente! A velocidade com que mudam os paradigmas da sociedade e da ciência é uma das características mais marcantes da humanidade a partir do século passado. A propósito, o inventor e futurista Ray Kurzweil falou a respeito disso:
“Séculos atrás, as pessoas não pensavam que o mundo estava mudando. Elas tinham o mesmo estilo de vida de seus avós, acreditavam que seus netos também viveriam da mesma forma e suas expectativas se realizavam. [...]
Ainda não percebemos com clareza que o ritmo das mudanças está se acelerando e que as duas últimas décadas não serão padrão de comparação para os próximos vinte anos. A cada década, dobramos as taxa e níveis de progresso. Todo o século 20 equivale apenas a 25 anos de mudanças ocorridas nas taxas atuais. Nos próximos 25 anos, a humanidade progredirá mais do que em todo o século 20!”
New life: o futuro chegou!
Os avanços científico e tecnológico, e a velocidade com que se processam, são aspectos de uma quarta onda – nascida menos de 60 anos depois da terceira -, que alguns autores batizaram de New Life.
Segundo Kordis, a New Life traz em sua crista seis tecnologias que vão transformar radicalmente a história da Humanidade. Na verdade, essas tecnologias já estão sendo testadas e aplicadas nos países desenvolvidos e sua influência no nosso cotidiano começa a aparecer. As tecnologias são essas:
1. Bioengenharia, responsável pelo desenvolvimento de tecnologia aplicada à saúde e à qualidade de vida.
2. Nanotecnologia, que trabalha no desenvolvimento de instrumentos, equipamentos e chips minúsculos e complexos, praticamente invisíveis e com um número incontável de aplicações.
3. Macrorobótica, que visa à produção de robôs cada vez mais parecidos com os seres humanos e capazes de se autoproduzirem.
4. Machine Cognition, que tem como objetivo estudar as possibilidades de uma máquina aprender e, por tanto, tomar decisões!
5. Novos materiais, capazes de se autorrefazerem e de se adaptarem às mais diversas condições de temperatura, forma, uso etc.
6. Energia exótica, que vai explorar novas fontes de energia verde, biorrenováveis.
Kordis garante, ainda, que já começou a se formar uma quinta onda, que vai retomar valores fundamentais como a ética e à espiritualidade, cuja importância também é apontada por inúmeros autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário