AUTENTICIDADE, tudo que os
consumidores realmente querem
Ótimo livro de Marketing que
terminei de ler e achei interessante compartilhar um resumo aqui com vocês.
Em um mundo cada vez mais
motivado pelas experiências, os consumidores anseiam pelo que é autêntico. Sua
empresa já descobriu o que fazer a respeito?
É um paradoxo da Economia da
Experiência nos dias de hoje: quanto mais artificial o mundo aparenta ser, mais
exigimos o que seja real. À medida que a realidade é classificada, alterada e
comercializada, os consumidores reagem ao que é envolvente, pessoal, memorável
– e, acima de tudo -, autêntico. Se os clientes não considerarem suas ofertas
reais, você será rotulado como inautêntico – falso! – e perderá vendas.
Mas o que é autêntico? Neste
prático e provocativo livro, James H. Gilmore e B. Joseph Pine II definem o que
a autenticidade significa para o consumidor pós-moderno e como as empresas
podem comunicar suas ofertas como “realmente reais”.
James H. Gilmore e B. Joseph
Pine II são co-fundadores da Strategic Horizons LLP, empresa que ajuda
corporações a descobrir novas maneiras de agregar valor. Além do Best-seller O
espetáculo dos negócios, Gilmore e Pine são autores de Markets of One e
contribuem com artigos para a Harvard Business Review.
1 – Autenticidade, O novo imperativo dos negócios
2 – A demanda pela autenticidade, Por que agora?
“Regra número um para as marcas:
as palavras que um cliente fiel utiliza para descrever o produto de seus sonhos
tendem a ser as mesmas palavras que usa para descrever o melhor de si mesmo.”
- O fracasso das instituições: A
realidade obviamente ineficaz
...Qual é o motivador final da
autenticidade como a nova sensibilidade do consumidor? A desgastada reputação
de nossas principais instituições sociais...
...Dúvidas também são levantadas
em relação às faculdades e universidades. Muitos alunos matriculados não estão
na faculdade para aprender, mas para receber diplomas e/ou se divertir; e
inúmeros livros de ficção foram publicados, incluindo o romance de Tom Wolfe,
EU sou Charlotte Simmons, expondo as realidades indecorosas de muitas
instituições de ensino superior. Muitas faculdades de menos prestígio se
transformaram em negócios – competindo por alunos, fazendo o marketing para obter
matrículas suficientes para sobreviver. A inflação das notas – alunos recebendo
notas que não merecera – é comum: Princeton distribui notas máximas em quase a
metade das vezes; Harvard distribui “homenagens” a incríveis 90% de seus alunos
de graduação.
Enquanto isso, vários campi
douram a pílula para atrair alunos potenciais – por exemplo, “algumas
instituições, como a Universityu of Rochester, oferecem um quarto-modelo, com
duas camas e duas escrivaninhas, mas nenhum sinal de verdadeiros alunos da faculdade”.
De acordo com Jeff Kallay, um “evangelizador de experiências” da TargetX,
especializado em experiências de recrutamento em faculdades: “A maioria desses
quartos-modelos é mobiliada pela Bed Bath & Beyond ou varejista similar em
troca de promoção e não representa a aparência de verdadeiros alojamentos de
faculdades. Com efeito, a maioria das visitas aos campi apresenta aos alunos
potenciais e seus pais uma visão tão distorcida da realidade – em especial o
cenário das festas – que eles são deixados sem ter uma noção da verdadeira
aparência do local.” Visite o site U.com, que oferece “vídeos não-censurados de
faculdades” de cerca das 50 universidade mais renomadas dos Estados Unidos e
mais de 2 mil “confissões totalmente sinceras” escritas por alunos reais. De
acordo com um relato: “É incrível como vocês mostram alunos reais, salas de
aula reais, festas reais: este foi o único site que me permitiu saber como
seria freqüentar a faculdade que eu estava considerando...
...Para completar , o tumulto
nas instituições religiosas tem reduzido a fé das pessoas em suas religiões e
lideranças religiosas enquanto, ao mesmo tempo, estimulam o desejo por uma
espiritualidade autêntica. O assédio sexual a jovens por padres abalou a fé de
muitos católicos. A tentativa institucional de abafar os casos – as negações, a
transferência de padres para diferentes paróquias, os subornos – foram ainda
mais prejudiciais à reputação do catolicismo entre os seus fiéis.
As ações das denominações
protestantes frustram muitos membros. Estas incluem não somente o tão divulgado
debate sobre a ordenação de homossexuais, mas um amplo espectro de questões
teológicas e eclesiásticas. Um estudo conduzido pela Ellison Research descobriu
que 40% dos pastores protestantes têm crenças que vão de encontro às posições
oficiais de suas próprias denominações. Os ministros metodistas têm mais
chances de discordar da doutrina oficial – apenas 33% afirmaram que seus
posicionamentos se alinham – enquanto se esforçam para refletir (ou liderar) os
sentimentso das congregações locais.
Cristãos evangélicos criaram
mega igrejas que mais se parecem com shopping centers incluindo livrarias,
praças de alimentação e restaurantes, cafés (“Grãos Sagrados” parece ser um
nome popular), pistas de skate, academias de ginástica, parques aquáticos e
hotéis. Os santuários se assemelham a salas de cinema, com porta-copos (para
refrigerantes, não para o vinho da comunhão), bandas de rock (no lugar dos
corais) e apresentações de PowerPoint projetadas em telas monstruosas (em vez dos
sermões reais nos púlpitos).
No judaísmo, questões
fundamentais estão surgindo para esclarecer o que constitui a verdadeira fé. Em
Jew vs. Jew, Samuel Freedman analisa o impacto do casamento com pessoas de
outras religiões e outras questões e vislumbra o dia em que a comunidade
judaica dos Estados Unidos pode se reorganizar em facções que ele chama de
Haredi, Conservadox, Reformative e Just Jews.
Debates Globais se seguem aos
verdadeiros princípios do islamismo. No Cazaquistão, apenas duas semanas após os
ataques terroristas nos Estados Unidos, o papa João Paulo II disse: “Quero
confirmar o respeito da Igreja Católica pelo islamismo, pelo autêntico
islamismo.” Mas o que é o autêntico Islamismo? É o “islamismo que reza, que se
preocupa com os necessitados”, como o papa descreveu? Ou é aquele que declarou
guerra ao Ocidente e que continua a aterrorizar pessoas inocentes em grande
parte do mundo?
As pessoas se vêem
espiritualmente confusas, dando as costas para as religiões organizadas e
procurando algo para preencher o vazio de suas vidas. Um exemplo disso é a
explosão de spas de estilo de vida, retiros e programas de bem-estar da Nova
Era e suas variações – bem como o culto à recreação e aos esportes nos fins de
semana, ao qual tantas pessoas atualmente se voltam para ter mais significado
em suas vidas...
3 – O suprimento de inautenticidade, O que está acontecendo?
Axioma 1: Se você for autêntico,
não precisa dizer que é autêntico.
Axioma 2: Se você disser que é
autêntico, é melhor que seja autêntico.
Axioma 3: É mais fácil ser
autêntico se não disser que é autêntico.
4 – Representando a autenticidade, O que fazer
Princípios da autenticidade
natural:
Enfatize a materialidade: Qual
matéria-prima pode servi como uma força unificadora na representação da autenticidade?
Reduza o processamento: O que as
outras empresas processaram ou aperfeiçoaram demais que poderia ser mantido em
sua forma mais bruta ou imperfeita?
Dê a impressão de rusticidade:
De quais maneiras uma oferta menos sofisticada poderia ser atraente?
Reduza: O que poderia ser
excluído, mantido exposto ou reduzido?
Seja “verde”: Como você poderia
ajudar a apoiar o mundo natural?
Princípios da autenticidade
original:
Saliente as suas origens: Quais inícios e aniversários merecem ser
celebrados?
Reviva o passado: Qual Marca,
propaganda, slogan, material ou memória do passado poderia fornecer uma nova
fonte de inspiração?
Pareça antigo: Quais novos
elementos de sua oferta poderiam parecer antigos?
Remixe: O que poderia ser
fundido e combinado em uma única nova oferta?
Seja “anti”: Qual manobra você
poderia promover contras as normas convencionais?
Princípios da autenticidade
excepcional:
Seja direto e franco: Onde e
como é possível interagir mais direta e honestamente com os clientes?
Concentre-se na singularidade:
Como é possível reagir à singularidade dos clientes individuais?
Desacelere: Qual aspecto do
negócio poderia ser acessado de forma muito mais lenta?
Trate como temporário: O que
você poderia fazer que fosse “instantâneo” em base temporária?
Seja estrangeiro: Qual
estrangeirismo poderia ser enfatizado para os clientes não-iniciados?
Princípios da autenticidade
referencial:
Preste uma homenagem pessoal: A
qual pessoa você pode se referir em uma homenagem?
Evoque uma época: Qual período
de tempo ou momento poderia servir como tema convincente?
Escolha um local: Qual local
específico poderia inspirar suas ofertas?
Faça com que tenha importância:
Qual local, objetivo, pessoa, evento ou idéia vale a pena homenagear?
Seja realista: Qual experiência
simulada poderia ser representada de forma mais real?
Princípios da autenticidade
influente:
Apelo à aspiração pessoal: Quais
aspirações individuais você pode ajudar a realizar?
Apelo à aspiração coletiva:
Quais aspirações coletivas entre os clientes você pode ajudar a realizar?
Inclua a arte: Como você pode
integrar a arte em seu negócio?
Promova uma causa: Qual causa
social você pode promover com paixão, ajudando a efetivar seus fins?
Dê significado: Qual propósito
significativo você pode imbuir em suas ofertas?
5 – Falso, falso, é tudo falso,
Por que as ofertas são inautênticas
Axioma 4: É mais fácil
representar a autenticidade nas ofertas se reconhecer que elas são
inautênticas.
Axioma 5: Você não precisa dizer
que suas ofertas são inautênticas se representar sua autenticidade.
6 – A realidade real/falso, Como
as ofertas se tornam autênticas
1. Seja faux: Celebre sua
inautenticidade ao adotar, de maneira ousada, o seu aspecto falso-falso;
(Niketown)
2. Crie a crença: Mascare sua
inautenticidade ao criar, de forma abrangente, uma realidade alternativa, porem
crível; faso-real; (Dave & Buster’s)
3. Revele o irreal: Reconheça
sua inautenticidade ao enfatizar onde você não é honesto consigo mesmo;
real-falso; (NBA Store)
4. Caia na real: Transcenda sua inautenticidade
ao buscar ativamente o real-real em tudo
o que fizer. (ESPN Zone)
7 – Desconstruindo a
autenticidade, Como avaliar seu negócio
- Estabelecendo padrões de
autenticidade
- Afirme sua identidade
1. Essência do empreendimento:
quem você é no seu centro.
2. Natureza das ofertas: o que
você oferece aos outros.
3. Efeitos da tradição: onde e
como você passou a ser quem é hoje.
4. Propósito: por que você está
no negócio.
5. Valores: como sua identidade
se manifesta.
Essência do Empreendimento = Entidade
+ Etos
Natureza das Ofertas = Resultado
+ Obrigações
Efeitos da Tradição = Origem +
História
Propósito = Intenção +
Interesses
Valores = Crenças +
Comportamentos
- Identifique suas declarações
1. Nomes atribuídos: Como você
chama a si mesmo.
2. Declarações expressas: O que
você articula ser.
3. Locais estabelecidos: Onde e
quando você pode ser encontrado.
4. Motivações declaradas: Por
que você diz estar no negócio.
5. Aparências reveladas: Como
você mostra quem é.
Nomes Atribuídos = Dimensões +
Designações
Declarações Expressas = Mídia +
Mensagens
Locais Estabelecidos =
Localidades + Eventos
Motivações Declaradas = Ideais +
Incentivos
Aparências Reveladas =
Representações + Percepções
- Manter-se fiel ao que diz ser
8 – Do marketing ao Placemaking,
Seja o que você diz ser
- Espaços-âncora
Pergunte a si mesmo:
- Qual entretenimento,
instrução, atividades ou ambientes podemos oferecer em nosso site-âncora para
ir além de meramente fornecer informações e encenar uma experiência envolvente?
Como podemos não somente dizer que estamos aqui mas ser o que somos?
- Entre os portais, sites de
redes de relacionamentos sociais e mundos virtuais, qual modalidade
proporcionaria o domínio de experiências mais adequado para as pessoas passarem
mais tempo on-line com a nossa empresa? Quais ofertas agregariam valor no mundo
virtual para clientes potenciais no mundo real?
- Quais ofertas, categorias,
mensagens ou elementos da nossa empresa poderiam sustentar-se on-line com o uma
plataforma primária? Como podemos relacionar essa plataforma ao nosso
site-âncora ou espaços no mundo real para gerar demanda?
- Quais inserções derivativas em
outros Websites poderiam proporcionar os espaços on-line idéias para nós? Quais
miniexperiências nós poderíamos criar no site de outras empresas para alavancar
o valor desses sites para os nossos clientes, bem como refletir uma aura de
autenticidade para a nossa empresa?
- Quais são todos os Websites –
pelo menos por categoria, se não por endereço de URL – relacionados às nossas
ofertas, aos nossos cientes, à nossa empresa, ao nosso setor e às questões que
enfrentamos? Como podemos conectá-los em algum tipo de rede que atraia as
pessoas a todos os outros espaços (mais controlados por nós) que
disponibilizamos para vivenciar o que nós somos – e comprar nossas ofertas?
9 – Da estratégia à tomada de
decisões
1. Estude a sua tradição
2. Confirme o seu posicionamento
3. Defina sua trajetória
4. Conheça seus limites
5. Movimente-se na sua zona
6. Explore os limites externos
7. Demarque o futuro
8. Execute bem
10 – Encontrando a autenticidade
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