quinta-feira, 11 de julho de 2013

Inteligência Emocional – Daniel Goleman


O LIVRO QUE É ESSENCIAL PARA TODOS!!!
Até hoje as pessoas viveram sem ter alguém que ensinassem como funciona nossos sentimentos. Não fomos ensinados a ter uma capacidade de realmente entender o sentimento do outro e conseguir se comunicar de uma maneira muito clara sobre isso. Muitas vezes não conseguimos entender nossos sentimentos, eles ficam confusos dentro de nós. Outras, não conseguimos controlar nossos sentimentos, como a ira, o medo e o amor. A forma que lhe damos com nossos relacionamentos, geralmente são feitos na base de tentativa e erro ou com atos semelhantes aqueles que vemos e ouvimos outros dizerem. Daniel Goleman nos explica como surgiu o cérebro, como ele funciona, como funciona as emoções nele. Quando você tem um “sequestro emocional”, aquelas horas nas quais você perde a cabeça e segundos depois fala: “nossa, porque eu fiz isso”, “fiquei fora de si”, “não tive controle no que fiz”… Goleman nos explica porque isso ocorre, como funciona e como lhe dar com isso.
Esse livro trás a solução para tudo isso e muito mais. Essa matéria é fundamental para a vida de todos e evolução do homem. Já está sendo ensinada em mais de 100 escolas nos Estados Unidos.
No livro você vai encontrar:
Autoconsciência emocional: Melhora no reconhecimento e designação das próprias emoções; maior capacidade de entender as causas dos sentimentos; reconhecer a diferença entre sentimentos e atos.
Controle de emoções: melhor tolerância à frustração e controle da Ira; menos ofensas verbais, brigas e perturbação de aulas; maior capacidade de expressar adequadamente a ira, sem brigar; menos suspensões e expulsões; menos comportamento agressivo ou autodestrutivo; mais sentimentos positivos sobre si mesmo, a escola e a família; melhor no lidar com a tensão; menas solidão e ansiedade social.
Canalizar produtivamente as emoções: mais comunicativo; maior capacidade de concentrar-se na tarefa imediata e prestar atenção; menos impulsivo; mais autocontrole; melhora notas nos testes de aproveitamento.
Empatia (ler emoções): maior capacidade de adotar a perspectiva do outro; melhor empatia e sensibilidade com os sentimentos dos outros; melhor no ouvir os outros.
Lidar com relacionamentos: maior capacidade de analisar e compreender relacionamentos; na solução de conflitos e negociação de desacordos; ma solução de problemas em relacionamentos; mais assertivo e hábil no comunicar-se; mais popular e aberto; amistoso e envolvido com os colegas; mais procurado pelos colegas; mais preocupado e atencioso; mais pró-social e harmonioso em grupos; mais partilha, cooperação e prestatividade; mais democrático no lidar com os outros.
Aptidões emocionais: identificar e rotular sentimentos, expressar sentimentos, avaliar a intensidade dos sentimentos, lidar com sentimentos, adiar a satisfação, controlar impulsos, reduzir tensão, saber a diferença entre sentimentos e ações.
Aptidões cognitivas: falar consigo mesmo, ler e interpretar indícios sociais, usar etapas para resolver problemas e tomar decisões, compreender a perspectiva dos outros, compreender normas de comportamento, autoconsciência.
Aptidões comportamentais: não verbais, verbais.
“Qualquer um pode zangar-se isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa não é fácil.” ARISTÓTELES
Sinopse do livro no site da Livraria Saraiva: “Inteligência é emocão. QI não é destino. O fascinante e convincente livro “Inteligência Emocional”, de Daniel Goleman revela que a nossa visão sobre este assunto ainda é muita estreita. Ao contrário do saber científico que dominou o mundo ocidental no últimos séculos, Daniel Goleman revoluciona conceitos mostrando que o QI de uma pessoa não é garantia de sucesso e felicidade. No Brasil, o livro de Goleman tornou-seu um verdadeiro fenônemo editorial com mais de 400 mil exemplares vendidos. Utilizando inovadoras pesquisas cerebrais e comportamentais, Goleman, PhD pela Universidade de Harvard, mostra porque pessoas de QI alto fracassam e outras, cujo quociente é mais modesto, apresentam uma trajetória de vida de sucesso. O livro de Goleman ainda derruba um outro tabu: o mito de que a inteligência seria determinada pela genética. Para o cientista, a inteligência está ligada à forma como negociamos as nossas emoções. A inteligência emocional seria esta capacidade de autoconsciência, controle de impulsos , persistência, empatia e habilidade social.
A tese de Goleman está baseada numa síntese original, feita a partir de pesquisas e recentes descobertas sobre o funcionamento do cérebro. Ele mostra como a inteligência emocional pode ser alimentada e fortalecida em todos nós, principalmente na infância, período no qual toda a estrutura neurológica encontra-se em formação.”
Daniel Goleman Jay, nascido em 07 de março de 1946, é um autor , psicólogo e jornalista de ciência .Durante doze anos, escreveu para o New York Times Especializado em psicologia e ciências do cérebro. Ele é o autor de mais de 10 livros sobre psicologia, educação, ciência, crise ecológica e liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário