Assim como uma pessoa quando lê não está interessada no livro, tampouco a que compra um vestido ou uma calça está querendo apenas proteger-se, vestir-se.
Não é um paradoxo. Quando compramos algum produto ou serviço, nós não os estamos adquirindo pelo que eles são, mas pelo que podem nos proporcionar. Por exemplo: quando vamos ao barbeiro ou cabeleireiro, não estamos apenas cortando o cabelo, massatisfazendo o desejo de ficar bonitos, atraentes, aumentar nossa autoestima.
Quando lemos, não estamos interessados no livro em si, no formato ou diagramação, mas nas imagens e viagem que criamos sobre o assunto, ou melhor, no que o conteúdo, a informação pode nos proporcionais em prazer, bem-estar, conhecimento, competência.
O livro ainda pode significar a tentativa de conter a ansiedade, preencher o tempo ocioso, aumentar a cultura pessoal, ser aceito em grupos sociais, demonstrar atualização.
Se ao comprar um carro, por exemplo, quiséssemos apenas satisfazer a necessidade de transporte, não haveria tantas marcas e modelos diferentes no mercado. Cada fabricante busca, na verdade, atingir, suprir um desejo do consumidor. Há cores, potências, estofamentos, rodas, equipamentos e opcionais diferentes para um mesmo modelo.
Outros exemplos: “uma loja não vende apenas roupas, mas deve saber vender beleza, elegância. Um restaurante não vende simplesmente comida. Vende encontros, amizade, paquera, informação.”
Por isso, você não quer aprender idiomas. O que você está adquirindo é a possibilidade de se relacionar com um número maior de pessoas, ler livros estrangeiros na língua original, passar em um concurso, viajar em férias, estudar numa universidade no Exterior, conseguir uma melhoria salarial, incrementar seu currículo profissional para fazer frente à concorrência de outros candidatos a uma vaga na empresa que você escolheu para trabalhar ou, até mesmo, usar a Internet.
Não é um paradoxo. Quando compramos algum produto ou serviço, nós não os estamos adquirindo pelo que eles são, mas pelo que podem nos proporcionar. Por exemplo: quando vamos ao barbeiro ou cabeleireiro, não estamos apenas cortando o cabelo, massatisfazendo o desejo de ficar bonitos, atraentes, aumentar nossa autoestima.
Quando lemos, não estamos interessados no livro em si, no formato ou diagramação, mas nas imagens e viagem que criamos sobre o assunto, ou melhor, no que o conteúdo, a informação pode nos proporcionais em prazer, bem-estar, conhecimento, competência.
O livro ainda pode significar a tentativa de conter a ansiedade, preencher o tempo ocioso, aumentar a cultura pessoal, ser aceito em grupos sociais, demonstrar atualização.
Se ao comprar um carro, por exemplo, quiséssemos apenas satisfazer a necessidade de transporte, não haveria tantas marcas e modelos diferentes no mercado. Cada fabricante busca, na verdade, atingir, suprir um desejo do consumidor. Há cores, potências, estofamentos, rodas, equipamentos e opcionais diferentes para um mesmo modelo.
Outros exemplos: “uma loja não vende apenas roupas, mas deve saber vender beleza, elegância. Um restaurante não vende simplesmente comida. Vende encontros, amizade, paquera, informação.”
Por isso, você não quer aprender idiomas. O que você está adquirindo é a possibilidade de se relacionar com um número maior de pessoas, ler livros estrangeiros na língua original, passar em um concurso, viajar em férias, estudar numa universidade no Exterior, conseguir uma melhoria salarial, incrementar seu currículo profissional para fazer frente à concorrência de outros candidatos a uma vaga na empresa que você escolheu para trabalhar ou, até mesmo, usar a Internet.
Ao definir o motivo, ficará muito mais fácil estabelecer seu objetivo, que deve ser concreto, mensurável e ter prazo. Vamos exemplificar: se você deseja estudar numa universidade no Exterior, você pode estabelecer seu objetivo da seguinte forma:
– Entender, escrever, ler e falar o idioma até _________________ (mês/ano).
– Entender, escrever, ler e falar o idioma até _________________ (mês/ano).
Até lá, você pode mensurar e avaliar seu progresso, corrigir rumos. Por exemplo:aumentar a carga horária de estudos, ouvir mais programas no idioma original, frequentar as aulas de apoio, os cursos de revisão ou reforço, fazer todos os exercícios do livro, repetir em voz alta tudo o que ouvir ou, ainda, conversar com os native spealsers.
Perceba como fica fácil organizar seu plano de estudo a partir do momento que você identificar suas necessidades e estabelece seus objetivos.
Agora, mais uma dica: para tornar seu sonho realizado, imagine sempre o resultado alcançado, isto é, imagine-se sempre na situação desejada. Imagine-se, por exemplo, no avião, rumo a outro país, em férias, ou conversando com amigos num campus de uma universidade estrangeira ou recebendo funcionários de outro país em visita à sua empresa.
Perceba como fica fácil organizar seu plano de estudo a partir do momento que você identificar suas necessidades e estabelece seus objetivos.
Agora, mais uma dica: para tornar seu sonho realizado, imagine sempre o resultado alcançado, isto é, imagine-se sempre na situação desejada. Imagine-se, por exemplo, no avião, rumo a outro país, em férias, ou conversando com amigos num campus de uma universidade estrangeira ou recebendo funcionários de outro país em visita à sua empresa.
Parece muito simples, mas esse procedimento é a chave para o seu sucesso, seja no idioma ou em qualquer outra circunstância de sua vida. Experimente.
Saiba mais entrando no site http://www.clcidiomas.com.br/
LUIZ MACHADO, PhD
Doutor (PhD) e Livre Docente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ex-Chefe do “Programa Especial do Desenvolvimento da Inteligência e Criatividade” (PEDIC, UERJ). Formado em Didática, nas disciplinas Biologia Educacional e Psicologia Educacional, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da UERJ. Fundador da “Cidade do Cérebro”.
Como você pode ver, até o ensino uma técnica para aprendizagem de idiomas acelerada começa com a pergunta: “Qual é o seu objetivo?“
Objetivos e sonhos em mente, metas de como chegar lá estabelecidas e muito esforço, estudo, dedicação… esse é o caminho para grandes conquistas…
Everything is possible, think different!
Nenhum comentário:
Postar um comentário