terça-feira, 27 de janeiro de 2015

CALIGRAFIA VERSUS DIGITAÇÃO



Esse é um post da pessoa que considero a maior cabeça do Marketing Eficaz do mundo: SETH GODIN. O tema aborda dois assuntos: 1) Uma observação do sistema de ensino quanto à algo novo que deveria ser ensinado; e 2) Sobre medição e mudança organizacional. EXCELENTE!

CALIGRAFIA VERSUS DIGITAÇÃO

Ouvi ontem no rádio que os “cientistas” estão prevendo que a próxima grande revolução da informática será o reconhecimento de voz. Os chips estão ficando tão rápidos que logo os computadores serão capazes de entender o que dizemos. Isso tornará os aeroportos extremamente barulhentos, mas essa é uma outra história.

Outro dia, fiz uma viagem de avião sentado ao lado de um agressivo digitador de dois dedos. Ele deve ter escrito umas três mil palavras durante o vôo, batendo em cada tecla com toda a força e rapidez de que era capaz.

Quando cheguei em casa, descobri que meu filho, que está no terceiro ano do primeiro grau, está fazendo caligrafia.

Algo está errado.

A caligrafia é uma capacitação fundamentalmente inútil neste século e, se estivéssemos elaborando um currículo do zero, esse seria um item que não estaria entre as primeiras mil coisas que uma criança deve aprender. Digitação, no entanto, estaria entre as primeiras – pelo menos até que os “cientistas” aperfeiçoem a tecnologia de reconhecimento de voz. Educadores devem se conscientizar disso mas, como não testam a eficácia do que ensinam, porque não dispõem de um modo óbvio de descobrir o que vale ou não a pena, ainda ensinam escrita cursiva.

Todas as organizações são lentas para promover mudanças e as que não fazem medição de seus resultados são ainda mais lentas.


Confira o blog de Godin: http://sethgodin.typepad.com/


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