Em um mundo cada vez mais motivado pelas experiências, os consumidores anseiam pelo que é autêntico. Sua empresa já descobriu o que fazer a respeito?
É um paradoxo da Economia da Experiência nos dias de hoje: quanto mais artificial o mundo aparenta ser, mais exigimos o que seja real. À medida que a realidade é classificada, alterada e comercializada, os consumidores reagem ao que é envolvente, pessoal, memorável - e, acima de tudo -, autêntico. Se os clientes não consideram suas ofertas reais, você será rotulado como inautêntico - falso! - e perderá vendas.
O fracasso das instituições: A realidade obviamente ineficaz
Qual é o motivador final da autenticidade como a nova sensibilidade do consumidor? A desgastada reputação de nossas principais instituições sociais...
Dúvidas também são levantadas em relação às faculdades e universidades. Muitos alunos matriculados não estão na faculdade para aprender, mas para receber diplomas e/ou se divertir; e inúmeros livros de ficção foram publicados, incluindo o romance de Tom Wolfe, EU sou Charlotte Simmons, expondo as realidades indecorosas de muitas instituições de ensino superior. Muitas faculdades de menos prestígio se transformaram em negócios – competindo por alunos, fazendo o marketing para obter matrículas suficientes para sobreviver.
Para completar , o tumulto nas instituições religiosas tem reduzido a fé das pessoas em suas religiões e lideranças religiosas enquanto, ao mesmo tempo, estimulam o desejo por uma espiritualidade autêntica. O assédio sexual a jovens por padres abalou a fé de muitos católicos. A tentativa institucional de abafar os casos – as negações, a transferência de padres para diferentes paróquias, os subornos – foram ainda mais prejudiciais à reputação do catolicismo entre os seus fiéis.
As ações das denominações protestantes frustram muitos membros. Estas incluem não somente o tão divulgado debate sobre a ordenação de homossexuais, mas um amplo espectro de questões teológicas e eclesiásticas. Um estudo conduzido pela Ellison Research descobriu que 40% dos pastores protestantes têm crenças que vão de encontro às posições oficiais de suas próprias denominações. Os ministros metodistas têm mais chances de discordar da doutrina oficial – apenas 33% afirmaram que seus posicionamentos se alinham – enquanto se esforçam para refletir (ou liderar) os sentimentso das congregações locais.
Cristãos evangélicos criaram mega igrejas que mais se parecem com shopping centers incluindo livrarias, praças de alimentação e restaurantes, cafés (“Grãos Sagrados” parece ser um nome popular), pistas de skate, academias de ginástica, parques aquáticos e hotéis. Os santuários se assemelham a salas de cinema, com porta-copos (para refrigerantes, não para o vinho da comunhão), bandas de rock (no lugar dos corais) e apresentações de PowerPoint projetadas em telas monstruosas (em vez dos sermões reais nos púlpitos).
No judaísmo, questões fundamentais estão surgindo para esclarecer o que constitui a verdadeira fé. Em Jew vs. Jew, Samuel Freedman analisa o impacto do casamento com pessoas de outras religiões e outras questões e vislumbra o dia em que a comunidade judaica dos Estados Unidos pode se reorganizar em facções que ele chama de Haredi, Conservadox, Reformative e Just Jews.
Debates Globais se seguem aos verdadeiros princípios do islamismo. No Cazaquistão, apenas duas semanas após os ataques terroristas nos Estados Unidos, o papa João Paulo II disse: “Quero confirmar o respeito da Igreja Católica pelo islamismo, pelo autêntico islamismo.” Mas o que é o autêntico Islamismo? É o “islamismo que reza, que se preocupa com os necessitados”, como o papa descreveu? Ou é aquele que declarou guerra ao Ocidente e que continua a aterrorizar pessoas inocentes em grande parte do mundo?
As pessoas se vêem espiritualmente confusas, dando as costas para as religiões organizadas e procurando algo para preencher o vazio de suas vidas. Um exemplo disso é a explosão de spas de estilo de vida, retiros e programas de bem-estar da Nova Era e suas variações – bem como o culto à recreação e aos esportes nos fins de semana, ao qual tantas pessoas atualmente se voltam para ter mais significado em suas vidas...
SE VOCÊ FOR AUTÊNTICO, NÃO PRECISA DIZER QUE É AUTÊNTICO.
SE VOCÊ DISSER QUE É AUTÊNTICO, É MELHOR QUE SEJA AUTÊNTICO.
É MAIS FÁCIL SER AUTÊNTICO SE NÃO DISSER QUE É AUTÊNTICO.
É MAIS FÁCIL REPRESENTAR A AUTENTICIDADE NAS OFERTAS SE RECONHECER QUE ELAS SÃO INAUTÊNTICAS.
AFIRME SUA IDENTIDADE.
IDENTIFIQUE SUAS DECLARAÇÕES.
MANTENHA-SE FIEL AO QUE DIZ SER.
Enfatize a materialidade: Qual matéria-prima pode servi como uma força unificadora na representação da autenticidade?
Reduza o processamento: O que as outras empresas processaram ou aperfeiçoaram demais que poderia ser mantido em sua forma mais bruta ou imperfeita?
Dê a impressão de rusticidade: De quais maneiras uma oferta menos sofisticada poderia ser atraente?
Reduza: O que poderia ser excluído, mantido exposto ou reduzido?
Seja verde: Como você poderia ajudar a apoiar o mundo natural?
Autenticidade Original:
Saliente as suas origens: Quais inícios e aniversários merecem ser celebrados?
Reviva o passado: Qual marca, propaganda, slogan, material ou memória do passado poderia fornecer uma nova fonte de inspiração?
Remixe: O que poderia ser fundido e combinado em uma única oferta?
Seja "anti": Qual manobra você poderia promover contra as normas convencionais?
Autenticidade Excepcional:
Seja direto e franco: Onde e como é possível interagir mais direta e honestamente com os clientes?
Concentre-se na singularidade: Como é possível reagir à singularidade dos clientes individuais?
Desacelere: Qual aspecto do negócio poderia ser acessado de forma muito mais lenta?
Trate como temporário: O que você poderia fazer que fosse "instantâneo" em base temporária?
Seja estrangeiro: Qual estrangeirismo poderia ser enfatizado par aos clientes não-iniciados?
Autenticidade Referencial:
Preste uma homenagem pessoal: A qual pessoa você pode se referir em uma homenagem?
Evoque uma época: Qual período de tempo ou momento poderia servir como tema convincente?
Escolha um local: Qual local específico poderia inspirar suas ofertas?
Autenticidade Influente:
Quais aspirações individuais você poderia ajudar a realizar? E coletivas entre os clientes?
Como você pode integrar a arte em seu negócio?
Qual causa social você pode promover com paixão, ajudando a efetivar seus fins?
Qual propósito significativo você pode imbuir em suas ofertas?
1. Essência do empreendimento: quem você é no seu centro.
2. Natureza das ofertas: o que você oferece aos outros.
3. Efeitos da tradição: onde e como você passou a ser quem é hoje.
4. Propósito: por que você está no negócio.
5. Valores: como sua identidade se manifesta.
Essência do Empreendimento = Entidade + Etos
Natureza das Ofertas = Resultado + Obrigações
Efeitos da Tradição = Origem + História
Propósito = Intenção + Interesses
Valores = Crenças + Comportamentos
1. Nomes atribuídos: Como você chama a si mesmo.
2. Declarações expressas: O que você articula ser.
3. Locais estabelecidos: Onde e quando você pode ser encontrado.
4. Motivações declaradas: Por que você diz estar no negócio.
5. Aparências reveladas: Como você mostra quem é.
Nomes Atribuídos = Dimensões + Designações
Declarações Expressas = Mídia + Mensagens
Locais Estabelecidos = Localidades + Eventos
Motivações Declaradas = Ideais + Incentivos
Aparências Reveladas = Representações + Percepções
Pergunte a si mesmo:
- Qual entretenimento, instrução, atividades ou ambientes podemos oferecer em nosso site-âncora para ir além de meramente fornecer informações e encenar uma experiência envolvente? Como podemos não somente dizer que estamos aqui mas ser o que somos?
- Entre os portais, sites de redes de relacionamentos sociais e mundos virtuais, qual modalidade proporcionaria o domínio de experiências mais adequado para as pessoas passarem mais tempo on-line com a nossa empresa? Quais ofertas agregariam valor no mundo virtual para clientes potenciais no mundo real?
- Quais ofertas, categorias, mensagens ou elementos da nossa empresa poderiam sustentar-se on-line com o uma plataforma primária? Como podemos relacionar essa plataforma ao nosso site-âncora ou espaços no mundo real para gerar demanda?
- Quais inserções derivativas em outros Websites poderiam proporcionar os espaços on-line idéias para nós? Quais miniexperiências nós poderíamos criar no site de outras empresas para alavancar o valor desses sites para os nossos clientes, bem como refletir uma aura de autenticidade para a nossa empresa?
- Quais são todos os Websites – pelo menos por categoria, se não por endereço de URL – relacionados às nossas ofertas, aos nossos cientes, à nossa empresa, ao nosso setor e às questões que enfrentamos? Como podemos conectá-los em algum tipo de rede que atraia as pessoas a todos os outros espaços (mais controlados por nós) que disponibilizamos para vivenciar o que nós somos – e comprar nossas ofertas?
Da estratégia à tomada de decisões:
1. Estude a sua tradição
2. Confirme o seu posicionamento
3. Defina sua trajetória
4. Conheça seus limites
5. Movimente-se na sua zona
6. Explore os limites externos
7. Demarque o futuro
8. Execute bem
Para se aprofundar no assunto, leia Autenticidade, de James H. Gilmore & B. Joseph Pine II
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