VENDA VALOR SEMPRE!
Toda vez que sua empresa tem um contato com o cliente ela tem a oportunidade de criar ou de destruir valor! Toda vez que um gestor tem um contato com sua equipe ele tem a mesma oportunidade. Mas o que acontece é que nem criamos nem destruímos, simplesmente temos mais um contato com o cliente e com a equipe.
Quantas oportunidades as empresas perdem de agregar valor a suas marcas e produtos? Quantas oportunidades a sua empresa perde?
Se você tem um mercado e faz entrega, quando seu entregar deixa os produtos na casa do cliente, ele:
Deixa uma imã de geladeira para lembrar que o produto pode ser entregue em casa?
Deixa um jornal com as promoções da semana ou do mês?
Existe uma caixa com a logo e telefone da empresa especial para entrega dos produtos a qual fica com o cliente?
Quanto você investe em desconto?
Será que este ano você vai basear suas negociações em descontos? Quanto eles já comeram do seu lucro ou da sua comissão no ano passado? Você vai deixar que isso aconteça novamente este ano? Pense nisso, faça diferente. Surpreenda seus clientes e sua equipe de vendas com novidades que realmente causem impacto. Desligue o piloto automático, pense. Mude as regras do jogo, premie sua equipe com algo novo e crie motivação, presenteie e emocione seu cliente. Garanto que nenhum desconto causará essa emoção.
AS TRÊS DIMENSÕES DO VALOR
PRODUTO
- Inovação: Você já perguntou para seu cliente ou para sua equipe como seu produto ou serviço poderia inovar?
“Não há como diferenciar o meu produto!” Será? Por mais que seu produto seja técnico, pense que existe um grande fator emocional na decisão de compra do seu cliente.
“Ano passado conheci uma loja em São Paulo que vende equipamento para pesca, inclusive iscas artificiais. Mas em vez de você comprar simplesmente pelo que lê na embalagem você pode testar o arremesso da isca e ver seu movimento sob a água.”
“Uma peixaria em Campo Grande tem peixes vivos dentro da loja para demonstrar que seus produtos são frescos. Além de vender muito ainda é uma atração.”
“O melhor restaurante que vende e serve ostras em Florianópolis sempre deixou claro no cardápio que as ostras ficavam em água filtrada durante horas. Agora, na entrada do restaurante tem um grande tanque transparente onde as ostras ficam na água filtrada, convenhamos que nem precisa mais escrever no cardápio.”
“A Starbucks mudou o mercado de café, transformando uma commodity em uma experiência de consumo, pois ninguém entra em uma loja da Starbucks para tomar um cafezinho, mas sim pela experiência de tomar um café em um lugar diferenciado, que em vez de cadeiras de plástico apenas tem sofás e cadeiras de vários modelos, além de vários tipos de café entre outros produtos. Por isso, as pessoas pagam muito mais para tomar um café lá.”
- Produtividade: de qual maneira seu produto trará benefícios para o cliente? De que forma aumentará sua produtividade ou rentabilidade? É hora de fazer as contas junto com o cliente e provar que seu produto custa mais, mas também rende mais, isso é valor
VENDEDOR
- Capacidade de solucionar problemas: o exemplo é o único caminho para criar uma equipe solucionadora de problemas. Você pode ter a melhor técnica de vendas, o melhor script, a melhor abordagem, isso você pode aprender em várias escolas ou livros de vendas, mas é na atitude de solucionar problemas que você demonstrará realmente o seu valor.
- Relacionamento: é preciso encarar o problema ou o desafio do cliente como se fosse seu.
- Velocidade
- Conhecimento do produto
EMPRESA
- Imagem institucional
- Capacidade de se relacionar com o cliente: é preciso ter uma estrutura de relacionamento que vá além da equipe de vendas, que comunique com o cliente, monitore sua satisfação, enfim, que demonstre para o cliente que por trás do vendedor existe uma estrutura de suporte e relacionamento
- Ações sociais
- Confiabilidade da marca: honra seus compromissos com o cliente e oferece produtos que condizem com o que os clientes recebem.
1) Dê crédito aos donos das ideias, não roube uma ideia ou diga que ela é sua se, na realidade, foi criada por alguém;
2) Quando cometer erros assuma;
3) Só prometa o que puder cumprir;
4) Cobre antes você e depois os outros;
5) Escute primeiro e fale depois;
6) Seja transparente, é bem melhor do que ser falso
Que tal falar sobre confiança na sua próxima reunião?
Invista 10% do seu tempo falando sobre bons princípios e 90% praticando-os.
Investimento em tecnologia
- Tecnologia: o problema que acontece normalmente é que o vendedor está tão acostumado aos investimentos em tecnologia feitos em sua empresa, que deixa de vender isso para o cliente, seja por acomodação, seja por esquecimento.
O que pode ser feito para substituir os descontos por vantagens que sejam percebidas pelo cliente, mas que custem muito pouco para você?
O melhor caminho para isso é perguntar para o próprio cliente, já que ele deve ser encarado seriamente como uma fonte de inovação, principalmente, repito, se você ouvi-lo e observá-lo com atenção. O segundo é ouvir sugestões dos membros da sua empresa sobre o assunto. Tenho certeza de que novas ideias surgirão, que seus descontos cairão e, acima de tudo, que seus clientes agradecerão muito por isso.
QUANDO O DESCONTO É UMA ALTERNATIVA? o Excesso de estoque
o Adiar a perda de espaço na prateleira, durante um período de tempo
o Tirar um produto de linha
o Aumentar a taxa de utilização da empresa quando os custos fixos são muito altos
o Degustação de novos produtos
o Redução do ciclo de tomada de decisão
COMO FAZER UMA PROPOSTA DE VALOR? O que é uma proposta deve ter?
Em primeiro lugar deve ter muita informação sobre o cliente, não sobre seu produto.
1) Priorize o fator fundamental para a decisão do cliente. O que é valor para o cliente, o que o fará mudar de fornecedor ou fará ficar com você.
2) Os diferenciais do seu produto ou serviço
3) Venda sua empresa
4) Relação de clientes que já utilizam também é muito importante
5) Testemunhais são bem-vindos
6) Assine e já deixe um espaço para o cliente dar um ok na sua proposta
Estar presente valoriza muito sua proposta
PARA DE PERDER SEUS CLIENTES OUVINDO-OS 1) Por que deixaram de comprar?
2) Quais produtos estão comprando para substituir o seu?
3) Qual o motivo da troca: o atendimento ou o produto?
Se você acredita que os clientes são o maior tesouro da sua empresa, coloque alguém para cuidar de verdade desse baú!
O QUE FAZER PARA MINHA EQUIPE PARAR DE DAR DESCONTOS? o Ensinar a fazer uma proposta de valor
o Lembrar os vendedores que seu papel é vender uma solução e não apenas preço
o Valorizar o bom relacionamento com o cliente
GESTÃO DA CARTEIRA DE CLIENTES Gerir com eficiência sua carteira de clientes.
o Clientes ativos: clientes que compram na sua empresa
o Clientes prospects: clientes sendo visitados, mas ainda sem compra
o Clientes inativos
o Ex-clientes
“Os clientes que se ausentavam da academia por mais de 30 dias não voltavam mais a frequentá-la. Dectado esse tempo padrão de inatividade, decidimos colocar uma pessoa para ligar para os clientes depois de vinte dias de inatividade e fazer uma pergunta muito simples: “Por que parou de freqüentar a academia?”
Queríamos saber também se o cliente tinha alguma reclamação do instrutor ou dos equipamentos. E 90% das pessoas diziam que o problema era a falta de tempo. Sem muita demora, a atendente dizia que era muito importante reservar um tempo para a saúde e que, exatamente quando trabalhamos muito, precisamos exercitar o corpo. Em 65% dos contatos, as pessoas voltavam a freqüentar a academia em no máximo três dias.”
CURVA ABC DE CLIENTES Volume de lucro!
Vantagens que você pode dar aos clientes A:
o Entrega mais rápida
o Informação privilegiada sobre as promoções
o Brindes diferenciados em ocasiões especiais
o Freqüência maior de visitas
Exemplo:
Após traçar a curva ABC baseada no lucro por cliente, detectou-se:
- 50% das vendas partiam de 172 clientes – clientes A
- 25% das vendas partiam de 239 clientes – clientes B
- 25% das vendas partiam de 1180 clientes – clientes C
Havia portanto duas alternativas:
1 – atender esses clientes via distribuidores, ou
2 – encontrar uma maneira mais econômica para atendê-los. Optamos pela segunda.
Clientes C:
Criamos um DVD, ou catálogo eletrônico, que seria enviado para todos os clientes pequenos. Agora eles poderiam reunir seus clientes em casa ou em uma visita e apresentar os produtos para eles. O DVD era como aqueles programas que vendem produtos na TV, que você certamente já viu. Dinâmico e atrativo. Os DVDs seriam substituídos a cada 45 dias. Call Center, com o apoio do DVD.
Clientes B:
Foi mantido o atendimento via representantes e também receberam o DVD caso preferissem fazer as compras via call Center. Cada revendedor B deveria ser visitado a cada 45 dias.
Clientes A:
Selecionamos os cinco melhores representantes para atender os clientes A. A freqüência de visitas aconteceria a cada trinta dias.
DIVISÃO TERRITORIAL X DIVISÃO PERFIL DE CLIENTE
Sei que você deve estar pensando: “o vendedor trabalha o pequeno cliente e quando ele cresce o vendedor perde? Isso é justo?” Respondo que isso fará com que o vendedor queira ser promovido para atender grandes contas, e isso é um importante fator motivacional. Algumas empresas dão parte da comissão para esses vendedores durante algum tempo.
DEFINIR BENEFÍCIOS E SERVIÇOS AGREGADOS?
Se sua empresa deixa uma lacuna no mercado, mas seu cliente compra produtos de terceiros, não se atenha a sua capacidade de produção. O mercado está muito dinâmico e, muitas vezes, é mais interessante investir em parcerias do que na produção de uma enorme variedade de protudos.
A CURVA DO DESESPERO E O DESCONTO
Para evitar:
o O primeiro passo deve ser sempre a educação por meio do treinamento
o Premiar as vendas que acontecem nas primeiras semanas do mês
o Desenvolver metas semanais ou diárias de vendas
o Mudar a data de fechamento do mês. Por mais que pareça estranho, algumas empresas criam meses fictícios de 20 dias outros de 35 dias. Tudo para tirar o foco do dia 30 ou 31. É ousado, mas, em último caso, pode funcionar.
SEM ATALHOS
É preciso um conjunto de ações estrategicamente adotadas para se evitar o desconto. Por exemplo, se o seu vendedor não conhece a fundo os produtos que vende, nem quais são seus benefícios, nem as diferenças em relação aos concorrentes, ele vai vender desconto. Se o seu vendedor não sabe o que é valor para seu cliente, idem. Se a sua empresa conquista e perde clientes na mesma velocidade, você terá sempre de optar pelo desconto para compensar a dificuldade de mantê-los.
Cobre sua equipe para ver se conhecem a fundo seus produtos. Questione sempre se realmente sabem o que é valor para cada cliente, estimule essa busca incessante. Não há treinamento motivacional que supere o conhecimento do produto e principalmente do cliente, caso contrário o atendimento fica oco e o desconto voltará a ser a última alternativa.
Por favor, entreviste os clientes que vão embora da sua empresa. Você precisa realmente saber qual o motivo!
Relacione-se de verdade com seu cliente: “Para quem não tem relacionamento, toda venda é uma cotação de preço”, invista em seu produto, treine sua equipe, pense cada dia mais em como agregar valor, relacione-se com seu cliente e CHEGA DE DESCONTO!
Para se aprofundar no assunto, leia: Chega de desconto! Marcelo Caetano.