Em 1580 a.C., havia no Afeganistão uma cidade que hoje está coberta pelas areais do deserto. De acordo com vários arqueólogos, foi uma das cidades mais importantes do mundo daquele tempo. Há ruínas de muralhas que indicam que a cidade era maior do que a ilha de Manhattan. Porém, ninguém sabe dizer qual teria sido o nome desta cidade, ou o que aconteceu com ela.
Os tártaros foram, durante dezenas de anos, senhores absolutos do mundo. Cavaleiros exímios, dominaram a Ásia, a Rússia e a Europa com seus sistemas de guerra implacáveis. O primeiro inimigo abatido por um jovem mongol tinha que ter o seu sangue todo bebido pelo assassino. Hoje, a Mongólia abriga um dos povos mais dóceis da face da Terra.
É possível citar os Vikins, os Hunos, os Gregos, os Egípcios, os Peruanos e dezenas de outros povos que já imperaram sobre a Terra.
O homem sobreviveu basicamente de caça durante quase quinhentas mil gerações. Só é agricultor há trezentas gerações. Só é industrial há dez. Quem tentar entender o homem com base nos seus atos dos últimos cem ou duzentos anos estará olhando-o com menos de 0,0001 por cento de sua história. É muito pouco para formar verdades.
Assim, o que a vida oferece de mais fascinante é o aprendizado. O dia que menos estudo, estudo 6 horas (tirando o horário da faculdade). Meu foco principal de estudo é Marketing, Administração, Gestão e Inglês. Dentro de administração e gestão estão: Produtividade e Eficácia, A mente humana, Comunicação, Influência, Tomada de decisões, Criatividade e inovação, Gerenciamento de projetos, Identificação de oportunidades, Design e criação de valor, Vendas, Entrega de valor, Negociação, Liderança, Sistemas, Análise, Estatística, Habilidades corporativas, Estratégia Corporativa, Consultoria, Finanças pessoais e Desenvolvimento pessoal.
Também estudo a língua Espanhola e dedico um pouco de tempo para áreas que não pretendo atuar, mas que tenho curiosidade, como Física Quântica, Química, Arqueologia, História, Psicologia e Neurociência. Tenho muita curiosidade em tudo que envolve a mente humana, história das civilizações antigas, história do nosso planeta e do Universo.
Além disso sou praticante de meditação e a noite, vou até Toledo, onde curso Secretariado Executivo na Unioeste.
E tudo isso só serve para me demonstrar cada vez mais quão desinformado eu sou...
Texto adaptado do livro Virando a própria mesa de Ricardo Semler
Nenhum comentário:
Postar um comentário