Você deveria ser um amante dos livros. Quando você gosta de ler, você consegue dar a dimensão ao seu conhecimento. E, lendo você pode aprender apenas o que é mais importante para ajudar você a vencer os desafios do seu dia-a-dia.
Os livros valem cursos, MBAs e pós-graduação. Até porque, muitas aulas, muitos cursos parecem que pagamos apenas uma pessoa para ler um livro em voz alta na nossa frente.
Se você pegar um programa de pós-graduação e comprar 2 ou 3 livros sobre cada disciplina, quem garante que você não estará preparado?
Sou um defensor do estudo auto-didata. Aprendi muito mais estudando sozinho em casa (criando sistema de horários e cobrança), lendo livros e blogs do que em sala de aula. Quem diz que fazer um curso é importante porque precisa de um diploma já está com a ideia certa de que vai trabalhar em uma empresa chata que valoriza não o seu conhecimento e sim o seu canudo. Eu quero distancia dessas empresas. Primeiro porque não penso mais em trabalhar em uma empresa, e muitas pessoas deveria também não pensar.
Em nosso país a cultura é bem essa mesmo, estude e ganhe um diploma para conseguir um bom emprego. Dificilmente alguém fala pra você, estude, leia livros e abra seu próprio negócio.
E segundo, porque eu tenho, e todos que estudam muito tem, várias opções com o RICO conhecimento auto-didata, posso abrir meu próprio negócio, posso trabalhar com várias empresas ajudando elas, posso trabalhar em uma empresa foda que valoriza o meu conhecimento e não um pedaço de papel.
Em minha opinião, quem valoriza diploma só está se desculpando para não estudar sozinho. Provavelmente tem preguiça de abrir um livro e ler ele até o final.
Portanto, se você não gosta de ler, mude seus conceitos. Aqui estão alguns depoimentos que podem ajudar:
- “Eu não posso viver sem livros” – Thomas Jefferson.
- “Os livros servem para mostrar aos homens que esses seus pensamentos não são tão originais assim” – Abraham Linconl.
- “Costumo levar coisas para ler, para que eu não tenha que olhar para as pessoas” – Charles Bukowski.
- “Leia os melhores livros em primeiro lugar, ou você pode não ter a chance de lê-los até o fim” – Henry David Thoreau.
- “Livros abrem a sua mente, ampliam a sua mente e fortalecem-na como nada mais pode” – William Feather.
- “A leitura que vale a pena, vale ser comprada” – John Ruskin.
- “Todos os livros têm uma coisa em comum: eles são mais verdadeiros do que se tivessem realmente acontecido” – Ernest Hemingway.
- “Um quarto sem livros é como um corpo sem alma” – Cicero.
- “Bons livros não desistem de todos os seus segredos de uma só vez” – Stephen King.
- “Você sabe que leu um bom livro quando vira a última e se sente como se tivesse perdido um amigo” – Paul Sweeney.
Post adaptado de: http://www.jornaldoempreendedor.com.br/destaques/gestao-empreendedorismo/fazer-uma-pos-ou-ler-um-livro?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+jornalempreendedor+%28JORNAL+DO+EMPREENDEDOR%29